De hoje (08) até a próxima sexta (10/11), acontece em Florianópolis a 13º edição do Encontro Nacional de Entidades Representantes de Praças (ENERP), no Hotel Maria do Mar. O evento reunirá autoridades da área e representantes de diversos estados, como a diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública – de São Paulo, Samira Bueno; o deputado federal de Minas Gerais, Subtenente Gonzaga; e o secretário de Segurança Pública de Santa Catarina, Cesar Grubba. A Associação dos Profissionais da Segurança (APS) participa do evento com a presença do presidente, Sargento Reginauro Sousa, do vice Rafael Lima e dos diretores Elton Régis e Cleyber Araújo. 

“A participação nesses fóruns de discussões é de suma importância para que haja uma maior interação e união entre as entidades do nosso país. Hoje o militar vive um momento de desvalorização da sua profissão e convive com péssimas condições de trabalho, na maioria dos estados. Estamos aqui para nos aprofundarmos em causas, efeitos e principalmente na busca por melhorias para todos”, pontuou Reginauro. 

O evento é realizado anualmente pela Associação Nacional de Praças (Anaspra), e está sendo sediado em Florianópolis por meio da Associação de Praças de Santa Catarina (Aprasc). Serão três dias de debate com o tema central “A condição do praça policial e bombeiro militar no atual modelo de Segurança Pública: o que mudar?”, que será abordado em 4 painéis: Os militares e as Reformas, Saúde física e psicológica de Policias e Bombeiros, Acesso Único nas Instituições Militares e Violência contra mulher nas instituições de Segurança Pública.

Morte de policiais e acesso único
Profissionais que trabalham para garantir a segurança nas ruas de todo o país também são vítimas do aumento nos índices de violência. Já são 481 policiais civis e militares assassinados até outubro deste ano, sendo 271 somente no Rio de Janeiro (dados da Ordem dos Policiais do Brasil). Em 2016, foram 437 – segundo os dados do Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Já na quinta-feira, 9, o encontro vai debater um assunto caro aos praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros: o acesso único nas instituições militares. Vão debater o tópico o deputado federal Subtenente Gonzaga (PDT/MG) e o presidente da Associação dos Bombeiros do Rio Grande do Norte (ABM-RN), Dalchem Viana. Consultor em segurança pública, o coronel Robson Rodrigues da Silva, ex-chefe do Estado Maior Geral e ex-coordenador-geral das UPPs da PMERJ, também participa desse painel.

Leia também: MORTES DE PRAÇAS NO BRASIL É TEMA DISCUTIDO EM ABERTURA DO XIII ENERP EM FLORIANÓPOLIS

Deixe seu comentário